Histórico
Gestão
Comissões
Estrutura administrativa
Visita virtual

Depto de Cirurgia - VCI
Depto de Clínica Médica - VCM
Depto de Nutrição e Produção Animal - VNP
Depto de Med. Veterinária Prev. e Saúde Animal - VPS
Depto de Patologia - VPT
Depto de Reprodução Animal - VRA

Apresentação
Comissão
Atendimento
Ingresso (FUVEST)
Guia do graduando
Disciplinas
Calendário  
Estágio
Formulários
Transferência

Apresentação
Comissão
Equipe
Inscrições
Matrícula
Guia do pós-graduando
Formulários
Programas de pós-graduação
Calendário  
PAE
Secretarias
Biblioteca Digital

Apresentação
Atendimento
Editais
Linhas de Pesquisa
Prêmio Impacto Científico da FMVZ-USP
Programa de Iniciação Científica
Programa de Pós-Doutorado da USP
Projeto 1
Representantes

Apresentação
Atendimento
Atividades culturais
Comissão e Reuniões
Cursos de Extensão
Feiras de Agropecuárias
Fomento
Legislação
Treinamneto profissional
Visitas à Faculdade
Ouvidor
Biblioteca
Comunicação
Diretoria
Congregação
Conselho Técnico Administrativo
Assistência acadêmica
Assistência administrativa
Assistência administrativa de Pirassununga
Assistência financeira
Diretoria
Informática
Serviço de Pessoal
Assistência à diretoria
Assistência acadêmica
Assistência administrativa
Assistência financeira
Informática
VCI - Anatomia dos animais domésticos e silvestres
VCI - Clínica cirúrgica veterinária
VCM - Clínica veterinária
VNP - Nutrição e produção animal
VPS - Epidemiologia experimental aplicada às zoonoses
VPT - Patologia experimental e comparada
VRA - Reprodução animal
Inscrições
Processos Seletivos
Defesas
Bem-vindo à Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia


English

VCM
  Cursos de Especialização
Apresentação
Chefia
Atendimento
Docentes
Disciplinas
Estágios
Serviços
Laboratórios
Projetos
Pós-graduação




 
  Home / Departamentos / Departamento de Clínica Médica - VCM / Estágios / Normas de Estágio

Normas de Estágio


NORMAS DE ESTÁGIOS

Artigo 1º
- Os estágios oferecidos pelo Departamento de Clínica Médica visam o aprimoramento teórico-prático de acadêmicos de Medicina Veterinária e, excepcionalmente, de outros acadêmicos de áreas afins à Medicina Veterinária.


§ 1 – O Departamento de Clínica Médica poderá conceder vagas, preferencialmente no primeiro semestre letivo, às Unidades que mantenham relação de reciprocidade com a FMVZ/USP em termos de concessão de estágios destinadas ao estágio curricular supervisionado/obrigatório, sendo que os prazos para solicitação são 30 de março, para os estágios a serem realizados no 2º semestre, e 30 de setembro, àqueles a serem realizados no 1º semestre do ano subseqüente, com exceção do Serviço de Clínica de Bovinos e Pequenos Ruminantes, valendo neste caso o disposto no artigo 9º destas normas;


§ 2– Para todas as modalidades de estágios envolvendo o Departamento de Clínica Médica é obrigatória a apresentação de apólice de seguro de vida e acidentes pessoais com vigência coincidente com o período pretendido para realização do estágio.


Artigo 2º - Os estágios oferecidos pelo Departamento de Clínica Médica serão realizados nos Serviços mantidos pelas Disciplinas afetas ao Departamento, integrantes do Hospital Veterinário ou, na ausência de serviços específicos, diretamente em suas Disciplinas e Laboratórios, sob a responsabilidade e orientação de seu corpo docente. Tais Disciplinas, Serviços e Laboratórios compreendem:


I) Disciplina de Semiologia (VCM 226)
· Práticas Ambulatoriais em Bovinos e Pequenos Ruminantes
· Práticas Ambulatoriais em Eqüinos
· Práticas Ambulatoriais em Cães e Gatos


II) Disciplina de Clínica Médica de Pequenos Animais (VCM 315)
· Serviço de Cardiologia
· Serviço de Clínica Médica de Pequenos Animais
· Serviço de Dermatologia
· Serviço de Pronto Atendimento Médico de Pequenos Animais


III) Disciplina de Clínica Médica de Ruminantes (VCM 318)
· Serviço de Clínica de Bovinos e Pequenos Ruminantes

IV) Disciplina de Patologia Clínica Veterinária (VCM 311)
· Serviço de Laboratório Clínico

V) Disciplina de Clínica Médica de Eqüinos (VCM 341)
· Serviço de Clínica Médica de Eqüinos

VI) Disciplina de Clínica das Doenças Nutricionais e Metabólicas (VCM515)
· Serviço de Laboratório de Doenças Nutricionais
· Laboratório de Lípides

VII) Laboratório de Imunodiagnóstico


Artigo 3º - Os estágios de Práticas Ambulatoriais em Bovinos e Pequenos Ruminantes e em Práticas Ambulatoriais em Eqüinos serão propiciados aos acadêmicos matriculados desde o primeiro semestre do curso de medicina veterinária.


Artigo 4º - Os estágios de Práticas Ambulatoriais em Cães e Gatos serão propiciados a acadêmicos que tenham logrado aprovação na Disciplina de Semiologia.


Artigo 5º - Os estágios nos Serviços de Clínica Médica serão propiciados aos acadêmicos que tenham logrado aprovação nas respectivas disciplinas, exceção feita ao Serviço de Clínica Médica de Eqüinos que terá como pré-requisitos a aprovação nas Disciplinas de Semiologia e Patologia Médica ou disciplina eqüivalente.


Artigo 6º - Os estágios nos Laboratórios do Departamento de Clínica Médica serão propiciados aos acadêmicos que tenham logrado aprovação nas disciplinas de Semiologia e Patologia Clínica Veterinária.


Artigo 7º - O número de vagas constará de programação semestral de estágio, elaborada pela Coordenação de Atividades de Estágio, ouvidos os responsáveis pelos Serviços, Laboratórios e pela escolaridade das Disciplinas.


Artigo 8º - As solicitações de estágio deverão ser oficialmente encaminhadas ao Chefe do Departamento, especificando: nome do interessado, Instituição de Ensino a que está vinculado, naturalidade, nacionalidade, endereço e telefone para contato, Disciplina, Laboratório ou Serviço pretendido, época e período (matutino/vespertino/integral) do estágio pretendido. Os pedidos deverão vir acompanhados de “ curriculum vitae” e do histórico escolar.


Artigo 9º - Os pedidos de estágios deverão ser formulados com antecedência mínima de 30 (trinta) dias do primeiro dia útil do mês pretendido para o estágio.


Artigo 10º - O critério de seleção de estagiários será baseado em avaliação de “ curriculum vitae”, do histórico escolar e/ou prova de conhecimentos específicos e/ou entrevista.


Artigo 11º - Devido às particularidades dos Serviços de Laboratório do Departamento de Clínica Médica, poder-se-á, mediante apreciação do Conselho Departamental, conceder estágio a acadêmicos de profissões afins à Medicina Veterinária.


Artigo 12º - Os estágios oferecidos pelo Departamento de Clínica Médica serão:
Ø Serviço de Laboratório Clínico
Oferecido a acadêmicos de medicina veterinária da FMVZ-USP, com duração mínima de 160 (cento e sessenta) horas, em período integral 1 ou em meio período 2.
Ø Práticas Ambulatoriais em Bovinos e Pequenos Ruminantes
Oferecido a acadêmicos de medicina veterinária da FMVZ-USP, com duração mínima de 80 (oitenta) horas.
Ø Práticas Ambulatoriais em Eqüinos
Oferecido a acadêmicos de medicina veterinária da FMVZ/USP, com duração mínima de 80 (oitenta) horas.
Ø Práticas Ambulatoriais em Cães e Gatos
Oferecido a acadêmicos de medicina veterinária da FMVZ/USP aprovados na Disciplina de Semiologia, com duração mínima de 80 (oitenta) horas.
Ø Serviço de Dermatologia
Oferecido a acadêmicos de medicina veterinária da FMVZ-USP, com duração mínima de 200 (duzentas) horas, em meio período3.
Ø Serviço de Cardiologia
Oferecido a acadêmicos de medicina veterinária da FMVZ-USP, com duração mínima de 160 (cento e sessenta) horas, em período integral1 ou em meio período2.
Ø Pronto Atendimento Médico de Pequenos Animais
Oferecido a acadêmicos de medicina veterinária da FMVZ-USP,com duração mínima de 160 (cento e sessenta) horas, em período integral1 ou de 200 (duzentas horas) em meio período3.
Ø Serviço de Clínica Médica de Pequenos Animais
Oferecido a acadêmicos de medicina veterinária da FMVZ-USP,com duração mínima de 160 (cento e sessenta) horas, em período integral1 ou de 200 (duzentas horas) em meio período3 .
Ø Serviço de Clínica de Bovinos e Pequenos Ruminantes
Oferecido a acadêmicos de medicina veterinária, com duração mínima de 80 (oitenta) horas, em meio período2.
Ø Serviço de Clínica Médica de Eqüinos
Oferecido a acadêmicos de medicina veterinária com duração mínima de 160 (cento e sessenta) horas, em período integral1 ou em meio período2.
Ø Serviço de Laboratório de Doenças Nutricionais
Oferecido a acadêmicos de medicina veterinária da FMVZ-USP, com duração mínima de 80 (oitenta) horas, em meio período2.
Ø Laboratório de Lípides
Oferecido a acadêmicos de medicina veterinária da FMVZ-USP, e daqueles de áreas afins com duração mínima de 80 (oitenta) horas, em meio período2
Ø Laboratório de Imunodiagnóstico
Oferecido a acadêmicos de medicina veterinária e daqueles de áreas afins com duração mínima de 160 (cento e sessenta) horas, em período integral1 ou em meio período2.


Artigo 13 - Os estágios oferecidos no decorrer dos meses de férias escolares serão destinados, preferencialmente, aos acadêmicos da FMVZ/USP, com duração mínima de 80 (oitenta) ou 100 (cem) horas, em meio período, de acordo com as características de cada Disciplina, Laboratório ou Serviço.


Artigo 14 - A orientação dos estagiários cabe aos docentes do Departamento de Clínica Médica, a médicos veterinários lotados nos Serviços e aos bolsistas de aprimoramento (médicos veterinários residentes), sempre sob supervisão docente.


Artigo 15 - A critério do docente orientador poderá ser exigida freqüência do estagiário em reuniões clínicas, em plantões de finais de semana e feriados, bem como submissão à prova de avaliação de aproveitamento, ao final do período do estágio.


Artigo 16 - O controle de freqüência será exercido pelo Docente Responsável, por meio da comprovação de freqüência, transcrevendo-se os dados relativos à identificação nominal e local de origem do estagiário. Não serão fornecidos certificados àqueles que ultrapassarem 30% (trinta por cento) de ausência injustificada.


Artigo 17 - A emissão dos certificados de estágio, firmado pelo Chefe do Departamento de Clínica Médica e pelo Coordenador de Estágios, será realizada ao final do período de estágio, constando: nome(s) do(s) docente(s) e do(s) médico(s) veterinário(s) orientador(es), identificação completa do estagiário, época e período de estágio, número de horas-estágio e avaliação de aproveitamento do estagiário.

Artigo 18 - A gradação de aproveitamento do estágio cabe ao orientador, utilizando-se dos conceitos: Excelente, Bom, Regular e Sofrível, mediante avaliação pessoal por meio de prova específica cujas notas terão equivalência aos conceitos, como segue:


Excelente – Nota superior a 9
Bom – Nota entre 7 e 9
Regular – Nota entre 5 e 6
Sofrível – Nota inferior a 5


Artigo 19 - Os casos omissos e particularidades não contempladas nas presentes Normas serão avaliados pelo Conselho do Departamento de Clínica Médica.


Artigo 20 - Este Regimento entrará em vigor na data de 27 de abril de 2005, revogadas as disposições em contrário.


 





Créditos | Suporte | Intranet | Mapa do Site | Links

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo
Av. Prof. Dr. Orlando Marques de Paiva, 87 CEP 05508 270 - Cidade Universitária
São Paulo/SP - Brasil

 








Pirassununga