Histórico
Gestão
Comissões
Estrutura administrativa
Visita virtual

Depto de Cirurgia - VCI
Depto de Clínica Médica - VCM
Depto de Nutrição e Produção Animal - VNP
Depto de Med. Veterinária Prev. e Saúde Animal - VPS
Depto de Patologia - VPT
Depto de Reprodução Animal - VRA

Apresentação
Comissão
Atendimento
Ingresso (FUVEST)
Guia do graduando
Disciplinas
Calendário  
Estágio
Formulários
Transferência

Apresentação
Comissão
Equipe
Inscrições
Matrícula
Guia do pós-graduando
Formulários
Programas de pós-graduação
Calendário  
PAE
Secretarias
Biblioteca Digital

Apresentação
Atendimento
Editais
Linhas de Pesquisa
Prêmio Impacto Científico da FMVZ-USP
Programa de Iniciação Científica
Programa de Pós-Doutorado da USP
Projeto 1
Representantes

Apresentação
Atendimento
Atividades culturais
Comissão e Reuniões
Cursos de Extensão
Feiras de Agropecuárias
Fomento
Legislação
Treinamneto profissional
Visitas à Faculdade
Ouvidor
Biblioteca
Comunicação
Diretoria
Congregação
Conselho Técnico Administrativo
Assistência acadêmica
Assistência administrativa
Assistência administrativa de Pirassununga
Assistência financeira
Diretoria
Informática
Serviço de Pessoal
Assistência à diretoria
Assistência acadêmica
Assistência administrativa
Assistência financeira
Informática
VCI - Anatomia dos animais domésticos e silvestres
VCI - Clínica cirúrgica veterinária
VCM - Clínica veterinária
VNP - Nutrição e produção animal
VPS - Epidemiologia experimental aplicada às zoonoses
VPT - Patologia experimental e comparada
VRA - Reprodução animal
Inscrições
Processos Seletivos
Defesas
Bem-vindo à Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia


English



   Docentes
   Alunos
   Funcionários
   Intranet



   Associação de    Ex-alunos
   Futuros alunos
   Veterinários
   Parceiros
   Empresas
   Comunidade
   Imprensa
   Licitações





 
  Home / Associação de Ex-alunos / historico

Historico

Histórico

De acordo com as atas e manuscritos, a Associação dos Ex-Alunos da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, iniciou sua história através de uma Comissão Organizadora formada em fins de 1959.

Esta Comissão Organizadora era composta pelos ex-alunos: Olympio Geraldo Gomes (Depto. da Produção Animal), Luiz Ferreira Martins (Depto. de Histologia da FMVZ/USP) e Beatriz Olegário da Costa Sobrinho (Biblioteca da FMVZ/USP).

Através de uma deliberação da Assembléia realizada em 30 de novembro de 1959 foram convocadas as eleições para a escolha da Diretoria Provisória para o dia 28 de dezembro de 1959, na Faculdade de Medicina Veterinária, á Rua Pires da Mota, nº159.

Na eleição para a primeira diretoria da Associação, assinaram a lista de votação, seis ex-alunos: Ezequiel Jordão, Tamara Nikitin, Álvaro Augusto, Fuad Naufel, Olympio Geraldo Gomes e Cássio Ricardo Carvalho Moreira.

Após a votação, foram eleitos para formar a 1ª Diretoria:

Presidente: Olympio Geraldo Gomes (Turma de 1957)

Vice-Presidente: Fuad Naufel (Turma de 1956)

Tesoureiro: Álvaro Augusto (Turma de 1956)

Secretário: Beatriz Olegário da Costa Sobrinho (Turma de 1957)

Diretor Social: Eduardo Harry Birgel (Turma de 1957)

Em reunião do dia 29 de abril de 1960, a Diretoria do Centro Acadêmico não acatou o pedido do Presidente da Associação de Ex-Alunos para funcionar junto do CA por falta de espaço.

Após estes dados, não há outras informações sobre a continuidade da Associação.

Ocorreu que em 23 de agosto de 1967, a pedido dos alunos de 4º ano que solicitaram ao Presidente do D.A. da época, Adilson Duran Spigollon, a Associação dos Ex-Alunos teria seu funcionamento junto á entidade estudantil a partir de 1969.

No entanto, não há registros sobre essa reorganização.

Em 28 de setembro de 1985, na comemoração dos 50 anos de fundação do Centro Acadêmico Moacyr Rossi Nilsson, foi realizado no anfiteatro Altino Antunes, da Faculdade de Medicina Veterinária, na Cidade Universitária, uma Assembléia para a reorganização da entidade dos Ex-Alunos.

Muitos Ex-Presidentes do Centro Acadêmico participaram desta Assembléia (em negrito).

O primeiro presidente da Associação também se encontrava na presente reunião (sublinhado).

Assinaram a lista de presença: Arnaldo Villa Nova, Ciro Divani Correa de Castro, Maria Nobuye Narimatsu, Mario Nakano, Carlos Eduardo Larsson, Geralcino Dias da Silva, Silvio Húngaro, Maurício Garcia, Ricardo Pupo, Vania Maria de Carvalho, Walter Buff Junior, Seitiro Assanuma, Elizabeth Oliveira da Costa Freitas Guimarães, Fabíola Fernandes Schwartz, Roberto Moreira, Claudio Luiz Castagna, Jose Cavalcanti de Queiróz, Helio Emerson Belluomini, Jorge AugustoPaul Gruda, Oswaldo Benvenuti, Marcos Jorge de Moraes, Eliana Reiko Matushima, Alma Yasodhara Alexandra Hoge, Arduino Marco Giuseppe Prinzivalli Fiaschitello, Edna Sayuri Matsuoka, Laerte Silvio Traldi, Wesley Ângelo de Paula, Marcio Rubens Graff Kuchembuck, Cid Figueiredo, Davi Pegoraro Tarraga, Amilcar Baptista Pasta, Luciano Marques de Oliveira Junior, Maria Isabel Aleixo Martins, Márcia Mery Kogika, Monica Linda Ungar, Maria Helena Lucatelli, Fernando Gonzáles, Solonge Rodrigues Paulo, Tânia de Fátima Águas, Euclydes OnofreMartins, Olympio Geraldo Gomes, Jose Américo Bottino, Moacyr Rossi Nilsson, Jose Cezar Panetta, Aldo Di Mauro Junior, Kazuo Sato, Iraci Cristina M. Almada, Fernando Rodrigues Sogorb e Marcelo Pavone Pimont.

Infelizmente, faltam informações sobre o resultado desta assembléia.

Em 1994, mais uma vez, um grupo de ex-alunos reorganiza a Associação, desta vez com Ata de Fundação e Aprovação de Estatuto, registrados em Cartório. Mais precisamente em 20 de maio de 1994, reuniram-se em Assembléia, os seguintes ex-alunos: José Felix Daud, Julio Cezar Álvares, Armando Lucca, Roberto Muratovic, Suely Badaró Stringari de Souza e Regis Christiano Ribeiro.

Foram eleitos e empossados os seguintes membros da Diretoria:

Presidente: José Felix Daud (Turma de 1975)

Vice-Presidente: Julio Cezar Álvares (Turma de 1975)

1º Tesoureiro: Armando Carlos Benedesi Luca (Turma de 1980)

2º Tesoureiro: Roberto Muratovic (Turma de 1975)

Secretário: Suely Badaró Stringari de Souza (Turma de 1975)

Diretor Cultural: Regis Christiano Ribeiro (Turma de 1975)

E no II Encontro de Turmas acontecido em Pirassununga (SP) em 12 de setembro de 2009, um grupo de ex-alunos marcou uma reunião na FMVZ/USP com a finalidade de reorganizar a entidade. O apoio do Diretor da Faculdade, Prof. Visintin foi fundamental para que essa primeira reunião fosse realizada em 05 de outubro de 2009, nas dependências da Faculdade.

Após as justificativas do atual Presidente da Associação, José Felix Daud, de que era preciso arregimentar forças dos colegas para reorganizar sua estrutura que se encontrava inativa, deu-se o primeiro passo com a criação da Comissão Provisória, encarregada de reorganizar a entidade.

Esta Comissão ficou assim constituída:

José Felix Daud (turma de 1975)

Gláucio Pereira de Assis (turma de 1976)

Walter Tavares da Silva (turma de 1977)

Maria Cecília Marcondes Veiga (turma de 1981),

Alma Yasodhara A. Hoge (turma de 1983)

Houve outras duas reuniões em 06 de novembro e 18 de dezembro de 2009, sempre nas dependências da FMVZ/USP com o objetivo de tornar realidade, o sonho de todos os ex-alunos da FMVZ/USP.

Na Assembléia Geral de 01 de fevereiro de 2010, foi eleita a diretoria 2010 – 2012 e atualizada o Estatuto da entidade:

2010/2012

DIRETORIA EXECUTIVA:
Presidente : José Felix Daud (turma de 1975 )
Vice presidente : Walter Tavares da Silva (turma de 1977 )
1º Secretário : Maria Cecilia Marcondes Veiga (turma de 1981 )
2º Secretário : Alma Yasodahara Alexandra Hoge (turma de 1983 )
1º Tesoureiro : Glaucio Pereira de Assis (turma de 1976 )
2º Tesoureiro : Ademir de Lucas (turma de 1972 )

CONSELHO FISCAL:
Angelo João Stopiglia ( turma de 1975 )
Mauricio Garcia (turma de 1983 )
Silvio Hungaro (turma de 1980 )
Alan Mark Stoll (turma de 1980 )
José Antonio Visintin (turma de 1977 )
Marcus Antônio Zanetti (turma de 1976 )

A 2º secretaria foi substituída, pela colega Helenice de Souza Spinosa ( turma )

Seguem as diretorias ate o presente momento:

2012/2014

DIRETORIA EXECUTIVA:
Presidente : Maria Cecilia Marcondes Veiga ( turma de 1981 )
Vice presidente : Fabio Filippos ( turma de 1977 )
1º secretário : Patrícia de Sá e Benevides ( turma de 1981 )
2º secretário : Fernando Benesi ( turma 1975 )
1º tesoureiro : Silvio Húngaro ( turma 1980 )
2º tesoureiro : Milton Ricardo Azedo ( turma 1989 )

CONSELHO FISCAL

Fabio Alves Teixeira ( turma de 2010 )
Rafael Marin Chiummo ( turma de 2011)
Michele Venturini ( turma de 1991 )
Antonio Queiroz de Almeida Sampaio ( turma de 1978 )
Regis Christiano Ribeiro ( turma de 1975 )
Hannelore Fuchs ( turma de 1955 )

2014/2016

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente : Maria Cecilia Marcondes Veiga ( turma de 1981)

Vice presidente : Fabio Filippos ( turma de 1977)

1ºsecretaria : Marta Brito Guimarães ( turma de 1993 )

2º secretaria : Ana Cristina Tasaka ( turma de 1989 )

1º tesoureiro : Marco Antonio Crescimanno de Almeida ( turma de 1967 )

2º tesoureiro : Silvio Húngaro ( turma de 1980 )

CONSELHO FISCAL

Alma Yasodhara Alexandra Hoge ( turma de 1983 )

Walter Tavares da Silva ( turma de 1977 )

Helena Schevchenko ( turma de1977)

Joaquim Francisco Rodrigues Cesar Neto ( turma de1995)

Mitika Kuribayashi Hagiwara ( turma de 1965 )

Ana Paula Mazucco Prina ( turma de 2003 )

As secretarias foram substituídas pelos colegas Suely Badaró Stringari de Souza (turma de 1975) e Jose Antonio Visintin (turma de 1977).

Ao longo desses anos algumas conquistas foram realizadas, sempre levando em conta a missão

“ Congregar os ex alunos da FMVZ-USP, facilitando o compartilhar de experiências profissionais e pessoais, fortalecendo os laços de união entre os colegas

e a visão

“ Servir como fonte de referencia a todos os ex-alunos da FMVZ – USP, através de uma rede de comunicação rápida e eficiente que contribua para o crescimento e evolução de cada um, valorizando o saber de todos.”

Nossos canais de comunicação passam pela lista de email da AEX, pelo site da Faculdade, e pela nossa pagina no facebok.

Temos hoje convenio com o CEPEUSP ( Centro de Praticas Esportiva da USP), permitindo que alunos formados há mais de 5 anos, ainda possa usufruir da estrutura e dos cursos ali fornecidos.

Com a Biblioteca Dra Virginie BuffD Ápice, o convenio propicia o uso de serviços fornecidos pela biblioteca, de maneira diferenciada.

Outros convênios ligados a divulgação de cursos, com descontos aos nossos associados foram feitos.

A participação em eventos anuais, já se tornou uma tradição, como o páreo em homenagem a turma de calouros da faculdade, que ocorre no encerramento da semana de recepção de calouros, no Jochey Clube de São Paulo, a presença nas cerimônias de colação de grau dos formandos, Campanha de Natal realizada pela diretoria da FMVZ USP, entre outros.

Houve uma aproximação com a Empresa Junior , EJAV, e realizamos para os seus componentes, encontros com outras entidades, para que na troca de experiências pudéssemos encontrar novas propostas de ações, para atingir o mercado e desenvolver atividades, auxiliando na formação dos nossos alunos.

Parceria com os alunos, para a SACAVET, semana acadêmica da veterinária, foram iniciados em 2014 e temos boas perspectivas para que essa parceria se fortaleça.

O Museu de Anatomia da Veterinária também tem sido parceiro, participando de eventos em conjunto, e expondo material da associação na loja do Museu.

Nas antigas feiras FEINCO, FEICORTE, FEILEITE, realizadas em São Paulo, fizemos parceria com a Cultura e Extensão da faculdade, setor responsável pelas feiras, auxiliando na preparação do stand , trazendo apresentações, como a Orquestra Paulista de Viola Caipira, congregando antigos e atuais alunos.

Ainda em ações da Cultura e Extensão, estivemos presentes nas Feiras de Profissão da USP, e nas Visitas monitoradas, ações essas de esclarecimento para os alunos que estão prestes a fazer vestibular, compartilhando a realidade da nossa profissão.

Participamos ainda de eleições junto a representação de ex alunos no Conselho Universitário, e conseguimos um assento de ex alunos na Congregação da nossa Escola.

Criamos o Fórum de ex alunos da USP, onde outras entidades , como a Associação dos antigos alunos da Faculdade de Medicina, do Largo São Francisco, da FAU, da Odontologia, da Poli, puderam alem de se conhecer, aproveitar a experiência desenvolvida por cada uma das entidades e aplicar na sua realidade.

No importante processo de discussão do curriculum e do bem estar animal, que aconteceu na nossa Escola, trouxemos propostas de colegas, que mesmo de longe, puderam contribuir com a visão de quem já esta no mercado de trabalho.

Procuramos estar atentos nas leis que estão em tramite e divulgamos para que os colegas possam estar informados e possam se posicionar, procurando fortalecer nossa profissão.

Cursos em parcerias com professores da FMVZ USP, tem sido uma das propostas de auxiliar os colegas na atualização profissional. Tivemos o curso de Homeopatia Clinica, ministrado pelo Prof Nilson Benites, em 2013.

Nosso logo feito com o maior carinho, pelo colega e artista Fernando Gonsales, mostra que somos antigos, fortes, mas precisamos estar ciente que apesar de termos experiência, ela precisa ser o que nos liga, e somente juntos, não teremos o mesmo destino dos dinossauros!

Eventos como a Corrida da USP, plantio de 100 mudas de ipês na nossa faculdade, rifa para arrecadar fundos para a reforma do Centro Acadêmico, que ocorreu em um dos Encontro de Turmas, foram algumas das atividades feitas com o propósito de aproximar os colegas e participar da vida da nossa Escola.

Os Encontros de Turmas, que acontecem no primeiro sábado após o dia do medico veterinário, no Campus de Pirassununga, são já uma tradição. A turma que esta presente em maior numero, ganha uma marcação no troféu “ Encontro de turmas “ Ate agora, nos 3 anos que este troféu foi instituído, a turma que sempre esta presente, fazendo a festa, é a turma de 1993. Também passamos a fazer uma homenagem aos colegas que fazem 50 anos de formados, o que nos dá muito orgulho!

Em 2016, ao término do mandato da Diretoria Executiva da AEXA biênio 2014/2016, publicou-se o edital de convocação de Assembleia Geral para as eleições a serem realizadas em 01/02/2016. No entanto, como não houve inscrição de chapas, a Presidente da AEXA, Maria Cecília Marcondes Veiga cancelou a referida Assembleia e marcou uma nova Assembleia Geral para o dia 12 de fevereiro de 2016 para escolha da Junta Provisória que teria 90 dias para um novo encaminhamento do processo eleitoral.

Dessa forma, a Assembleia Geral do dia 12 de fevereiro de 2016 escolheu os 3 membros da Junta Provisória que ficou assim constituída:

Presidente: Sílvio Hungaro

Secretário: Glaucio Pereira de Assis

Tesoureiro: Marco Antonio Crescimanno de Almeida.

Após várias consultas e reuniões, uma chapa foi formada para concorrer ás eleições marcadas para o dia 11 de abril de 2016. Nessa Assembleia Geral, a chapa inscrita foi eleita por unanimidade e empossada na mesma data com a seguinte composição para a Diretoria Executiva e Conselho Fiscal:

Diretoria Executiva Biênio 2016/2018

Presidente: Gláucio Pereira de Assis (1976)

Secretária: Suely Stringari de Souza (1975)

Tesoureiro: Fernando José Benesi (1975)

Conselho Fiscal (Membros)

José Felix DAud (1975)

Marco Antonio Crescimanno de Almeida (1967)

Sílvio Hungaro (1980)





Créditos | Suporte | Intranet | Mapa do Site | Links

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo
Av. Prof. Dr. Orlando Marques de Paiva, 87 CEP 05508 270 - Cidade Universitária
São Paulo/SP - Brasil

 








Pirassununga